segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TRIGÉSIMO NONO DIA

Acordamos de madrugada, pegamos as malas do Carlos e fui levar ele no ônibus que vai para o aeroporto. Nos despedimos e o ônibus se foi. Voltei para o hostel e me deitei até a hora de pegar o trem para Nice. Sempre quis viajar, sabia que ia fazer grande parte do percurso sozinha, mas agora que o Carlos foi embora deu tristeza e preguiça de fazer tudo no modo solo. Mas vamos lá, que a terceira parte da viagem está começando.


O plano pós Barcelona era ir para Madrid, mas foi abortado com gosto. Teria que pegar trem até lá e depois reservar vôo até Roma, achei mais interessante fazer um pit-stop em Nice, tirando duas noites e um dia de descanso, porque sinceramente, meu corpo não tem mais forças para se locomover :) Peguei o trem ao meio dia e tudo correu bem nas duas primeiras conexões, na última tinha 10min para pegar o trem Valencia-Nice, quando cheguei a plataforma ainda não estava disponível no painel, perguntei e ninguém soube me responder, só disseram para esperar que ia aparecer. Depois de 5min de espera e infinita impaciência, avisaram que o trem estava com problema técnico e que todos tinham que pegar um trem local para a estação no centro da cidade onde o trem estaria esperando por nós. Como não conseguia entender os alto-falantes franceses, pedi ajuda para um grupo de pessoas, eles estavam indo fazer a mesma conexão e me convidaram para ficar por ali e seguir o rumo certo. Claro que viram nos meus olhos e na minha expressão corporal o pavor e o ódio de ter que fazer uma conexão bizarra em um lugar perdido no meio da França.
Entramos no trem que deveria levar 7min para percorrer o percurso entre estações, mas o que aconteceu? Pane elétrica no trem, todas as luzes se apagaram e ele ficou quase meia hora parado entre estações, depois do conserto chegamos no terminal e o trem para Nice havia partido sem nós, em torno de 30 pessoas na estação, sem rumo e ninguém para informar nada. A estas alturas eu já estava mega cansada, com um atraso de quase uma hora e sem previsão de resolução. Sorte que a turma da terceira idade me adotou e me asseguraram que de qualquer forma que eles fossem chegar a Cannes eu também chegaria a Nice, na pior das hipóteses de carro, muitas horas depois, com o marido de uma delas. Não sou uma pessoa especialmente comunicativa, nem muito simpática, mas sempre conheço pessoas legais pelos caminhos, principalmente se tiver meio de transporte envolvido. Hahahah
Finalmente, depois de uns 20 minutos, avisaram no sistema de som que deveriamos entrar no trem para Marselha e que lá alguém providenciaria uma conexão para Nice. Já era a minha primeira classe, me acomodei como deu, na segunda lotada com o meu grupo de novos amigos. O trem partiu e lá pelo meio da viagem, quando tudo parecia resolvido, novo problema técnico, mais meia hora parados, cômico!!! A estas alturas já estava todo mundo amigo,  muitas ligações feitas pra avisar os parentes do atraso, com participação de todo o trem em cada uma delas, rindo e tirando sarro do absurdo da situação. Minha amiga de Cannes ligou para o meu hostel do celular dela, avisou que eu iria me atrasar na chegada e pegou informações detalhadas de como caminhar até lá, para que eu não passasse muito tempo sozinha, à noite.
Obviamente que, quando chegamos,o último trem para Nice já tinha partido, por isso foi todo mundo para a central de informações. A situação foi resolvida em menos de 10 minutos, com todos nós acomodados no hotel Ibis ao lado da estação, passagens de trem remarcadas para o dia seguinte em horário a escolha de cada um, justificativas impressas para as pessoas que iam perder o trabalho no dia seguinte e ligação para o meu hostel do telefone deles, avisando que eu só chegaria no dia seguinte e como o motivo estava acima do meu controle eu não deveria ter esta reserva cobrada. O resumo da ópera foi: dia de problemas técnicos em muitos trens da França, depois que se soube que eles estavam acontecendo (demorou umas três horas para todo o país ficar sabendo) foi feito todo o possível para minimizar o prejuízo de todos. Pessoas mais simpáticas conhecidas até agora: franceses sulinos.
Cheguei no meu quarto às 22h, hotel muito bom, cama king só pra mim, dormi muuuuito bem. Depois de toda a mega desventura de chegada até Marselha, terei mais surpresas para amanhã? Veremos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário