quarta-feira, 2 de novembro de 2011

QUADRAGÉSIMO QUINTO DIA

Hoje acordei com o firme propósito de entrar no Coliseu, tenho mais dois dias em Roma, um para as ruínas e outro para o Vaticano. Hoje é domingo e o papa vai beatificar três pessoas na praça, vai estar lotado e o que realmente importa, que é a Catedral, vai estar interditada, sacanagem o papa estar no Vaticano bem nos dias que estou por aqui.
Cheguei no Colosseum e ele estava aberto! EEEEEEEE!!!!  Mais uma vez chegar cedo compensou, fila de 15 minutos e já estava dentro das ruínas. Achei muito legal, apesar das centenas de turistas dá pra sentir o clima e a grandiosidade que era isto aqui na época que os romanos estavam no auge, saqueando a cultura do mundo e barbarizando nas arenas. fiquei encantada com tudo, tirei muitas fotos e no fim da visita acabou a bateria da minha câmera. Mil vezes droga, quando sai estava com 3 dos quadrinhos cheios, como pode acabar assim? Como pode os geniosinhos da informática ainda não terem inventado baterias que duram tempos razoáveis ou que se carregam via qualquer coisa sem fio?
Voltei para o hostel, felizmente são só 10 minutinhos de caminhada, carreguei a câmera por meia hora e retornei para ver o Forum. Achei o oposto do Coliseu, ruínas que não dizem nada pra mim. Pouca informação e mal distribuída. Enfim sai de lá no meio da tarde, almocei um cachorro quente mega inflacionado e fui para o Circo Massimo, que está? Em reformas, já sabia que era só uma praça, onde os romanos corriam com suas bigas e cavalos, mas foi meio deprimente, espaço vázio, sem nada pra lembrar o que acontecia por aqui. Quem sabe depois da reforma não melhora.
Como ainda tenho umas horinhas do dia sobrando, fui até a beira do rio ver a área de Trastevere. Passei pela ponte Fabrizio, dei uma volta pela ilha do Tibre, mas as margens estão meio sujas por causa da chuvarada. Depois entrei no bairro, fiz um passeio pelas micro-ruas, entrei em umas igrejas e o cansaso me venceu. Voltei para o hostel e finalmente tem mais alguém no quarto comigo, uma menina britânica, que está impressionada que os italianos falam coisas pejorativas pra ela porque ela está de shorts meio curto, mas com meia super grossa. Dissseram pra ela que é por causa da influência católica, tentei explicar que eles são assim mesmo, é cultural, com alguma influência religiosa mas excencialmente cultural. Ela não entende, e o respeito? Tem resposta pra isso?
Amanhã: Vaticano.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário