segunda-feira, 7 de novembro de 2011

QUINQUAGÉSIMO TERCEIRO DIA

Tomei café no hostel e peguei o metrô para Alexanderplatz, andei pela praça, vi o relógio e passei por baixo da torre. Passeio básico pela praça da Prefeitura e fui em direção à rua mais famosa da cidade, Unter den Linden, parei na Dom (igreja linda!) para tirar fotos, circulei pela região dos museus e segui caminho rumo à Pariser Platz. Entrei no Guggenheim, que hoje era de graça e finalmente cheguei no Brandenburger Tor, o arco é bem bonito, emoldurando o parque. Por ali várias pessoas fantasiadas de soldados da guerra fria se oferecendo para tirar fotos com turistas ou para vender um papel com o carimbo de passaporte da Alemanha Oriental, bizarro!
Fui para o famoso Parlamento, ver a cúpula só de fora... e depois para o outro lado, no Holocaust Mahnmal, praça seca em homenagem aos judeus mortos na guerra, projeto ótimo do Eisenman, sensação impressionante de andar no meio do labirinto com os blocos mudando de tamanho. Meu lugar preferido em Berlin até agora. 
Dali fui para Potsdamerplatz, vi pela primeira vez um pedaço do muro e achei bem impressionante, só de pensar que aquilo separava o país e tudo que ele representava até ontem... Segui mais um pouco e cheguei no Museu Topografia do Terror, ali sim, com pedaços originais do muro, em cinza, com a posição original e com um acervo de arrepiar, história da Gestapo e da SS, e as responsabilidades de cada general e de cada berlinense que apoiou o sistema nazista. Impressionante a capacidade que eles tem recontar e expor a própria história.
Me empolguei e quando saí de lá já era noite, mas ainda 5 da tarde :) passei pelo Check Point Charlie, que era praticamente o único ponto de ligação leste-oeste e comecei meu retorno para o hostel, subi a Friedrich Strasse olhando e entrando nas lojas (com decorações lindas de natal) e peguei o metrô de volta. Dormi cedo para aproveitar bem o dia de amanhã.














Nenhum comentário:

Postar um comentário