quarta-feira, 2 de novembro de 2011

QUADRAGÉSIMO SEXTO DIA

Hoje tentei sair cedo mas as circunstâncias não ajudaram, a melhor coisa deste hostel é o capuccino que sai de uma máquina bizarra, tive que esperar uns 15 minutos até que aparecesse a pessoinha que serve o café, depois fui na estação reservar a passagem para Veneza, filinha básica. Mais tarde metrô lotado para o Vaticano, afinal é segunda-feira. 
Finalmente cheguei na Praça de São Pedro e vi a lindíssima Catedral. Tentei ver as colunas da praça em alinhamento perfeito, mas os dois lados do arco estão com pontos interditados para reforma :( Entrei no filão da Catedral e quando já estava lá a uma boa meia hora, apareceu no telão que só iam abrir a Igreja em torno das 13 horas por causa do evento do papa, que teve ontem. Praticamnte toda a fila desapareceu e decidi que o melhor era ficar ali mesmo, esperando e ser uma das primeiras a entrar, nesta mudança da fila, fiquei atrás de umas brasileiras, de onde elas eram? Mãe e filha de Novo Hamburgo, hahaahah, e ainda falates de italiano. Sugeri que a filha falasse com o guardinha para ver o que EM TORNO de 13h significa, ela acabou descobrindo que o horário provável de abertura era ao meio dia. Assim esperamos uma hora, com direito a revezamento na fila para o almoço e ao meio dia e quinze foi liberado o acesso.
Fomos umas das primeiras a entrar, a manhã perdida valeu a pena, vi tudo de muito perto, com relativa pouca multidão. O altar barroco/rococó, o teto, o chão, as paredes, tudo lindo! Depois a MARAVILHOSA Pietá do Michelangelo, o túmulo do Papa João Paulo II e fui saindo satisfeita com a sorte/azar de hoje.
Hora de ir para o museu do Vaticano e ver a Capela Sistina, toda a multidão que evitei na Catedral estava aqui, andando em fila sem ver nada do museu, até as salas do Rafael e depois até a Capela, que fica bem claustrofóbicamente no meio de tudo. Achei um banco contra a parede no meio da multidão e fiquei lá apreciando a obra. Achei muito legal mas com pouca iluminação e muita gente. A saída prometia mais uma meia hora de caminhada, mas vi que os turistas em grupos de agência saiam pela lateral e não tinham que terminar a peregrinação, me juntei a eles e voilá. Rua imediata. Depois lojinha do Vaticano, com tudo MUITO caro e voltinha no Castelo de Sant´Angelo ali perto. Peguei o metrô de volta para fazer as malas e descansar. Amanhã tem viagem pra Veneza.















Nenhum comentário:

Postar um comentário